domingo, 8 de novembro de 2009

As boas surpresas de Niterói - RJ

Vale a pena atravessar a ponte para conhecer as praias e as obras de Niemeyer

Niterói é uma grata surpresa para quem está no Rio e resolve conhecer o outro lado da Baía de Guanabara. Com forte apelo cultural e belas praias, a cidade tem o segundo maior número de obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer e espera um dia abrigar todo o acervo desse gênio.

O lado niteroiense da baía abriga o Caminho Niemeyer, um conjunto projetado pelo mestre da arquitetura. O Teatro Popular e o Museu de Arte Contemporânea (MAC) se destacam pela beleza e imponência – o ingresso para o MAC custa R$ 4 e no local há um bistrô com ampla visão do Rio de Janeiro.

O almoço é bem servido e com preço justo.

No passeio por Niterói é obrigatória uma visita ao Bairro São Domingos, onde está o Solar do Jambeiro, um sobrado do século 19 todo revestido de azulejo português. Outra atração imperdível é a Fortaleza de Santa Cruz, que por ser o ponto mais perto do Pão de Açúcar, do outro lado da baía, oferece uma visão privilegiada.

Niterói se orgulha de abrigar o maior complexo de fortes e fortalezas da América Latina. Por isso – e também pelo agito cultural, pela gastronomia, pelas praias e pelo seu pólo de moda –, Niterói não deve ser
deixada de lado para quem visita o Rio.

Hotel
Niterói também conta com edificações modernas que chamam a atenção. Uma delas é o prédio do Hotel Mercure Orizzonte, que fica à beira mar e se impõe pela arquitetura arrojada. Com 139 apartamentos, o lugar tem a curiosa tradição de receber noivas nos dias de casamento, seja para a preparação para a cerimônia e a festa ou para a lua-de-mel.

O hotel, assim como toda a rede – que tem 43 estabelecimentos em 24 cidades no Brasil –, não dá tratamento especial só para as noivas. Todo dia 19 de cada mês, por exemplo, R$ 1 de cada diária dos hóspedes vai para o Retiro dos Artistas, entidade que cuida de ídolos da TV e do rádio que hoje estão desamparados depois da fama.

Outro trabalho social do Mercure é a Diária Cultural, que dá desconto especial na tarifa de fim de semana em qualquer unidade para quem apresenta ingresso de alguma atração artística, como show musical, cinema, museu e espetáculo de teatro. No Rio o hotel tem unidades em Niterói, Ipanema, Macaé, no Arpoador, Botafogo e Leblon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário